Revisando a Religião dentro de nós

“Aquele cuja alma não derreteu como neve na mão da religião, em sua mão, a religião como neve se derreteu.”  (ditado sufi)

A idéia de religião ou de religiosidade sofreu tantas mudanças e degenerações que se torna necessário que resgatemos seu significado original. Hoje a palavra religião é um substantivo aplicado a modelos tradicionais de ética, moral e devoção a Deus ou a deuses, geralmente estruturados por dogmas bem estabelecidos e comumente mantidos em uma estrutura institucional.  Não querendo negar este significado ou a importância social destas estruturas, mas buscando sua origem, podemos dizer que esta palavra tem sua origem em um verbo. Portanto, não designa uma estrutura mas uma ação. Buscando a raiz da palavra, religião vem de re-ligar, portanto é entrar em contato, estabelecer novamente nossa relação, nossa re-ligação com Deus, Absoluto e Único. E  isto só nos é possível através do resgate e do desenvolvimento de nossa essência divina, a expressão do Absoluto dentro de nós. A palavra, assim, nos remete a um processo ativo e dinâmico e não a um conjunto de regras formais ou crenças. Será a necessidade de cada indivíduo que determinará o nível em que ele irá entender, interagir ou experienciar o que vem a ser religião.Deus é Um e Único. Cada uma das estruturas religiosas gerou símbolos e conhecimentos conforme a cultura, época e lugar em que se desenvolveu. Temos assim, diferentes símbolos e traduções da mesma experiência, da mesma Realidade. A diferença está na forma e jamais na essência. Se fizermos uma análise um pouco mais profunda e isenta de preconceitos, perceberemos que nem mesmo na forma há tantas diferenças, pois as diferentes religiões falam da mesma coisa, uma vez que tiveram origem em uma única e mesma Fonte, e surgiram com o mesmo objetivo. Cabe a nós resgatar esse ponto central e ir além da superficialidade que geralmente nos é oferecida, compreendendo e experienciando seu real significado e propósito. Compreendemos que existem outros níveis de ser e dimensões da realidade além da nossa, onde a experiência de Deus se revelará gradualmente até a união final.

(continuação deste artigo disponível no seu site de origem: http://nokhooja.files.wordpress.com/2010/08/revisando_religiao.pdf)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: